Existem riscos ao usar o micro-ondas? Faz mal à saúde? Entenda!

em Blog Le Verde

Não é de hoje que o micro-ondas é visto por alguns como um "vilão" na cozinha devido aos supostos riscos oferecidos à saúde por conta da radiação. O eletrodoméstico é bastante prático na hora de esquentar um alimento e até preparar algumas receitas, mas afinal, ele oferece riscos à saúde?

A médica nutróloga Isolda Prado, diretora da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia) explica que os micro-ondas emitem radiação, mas ela é não ionizante, o que significa que não possui energia suficiente para danificar diretamente o DNA das células. "O uso adequado do micro-ondas não representa riscos significativos à saúde", diz.

"Em geral, quando usado conforme as instruções, o micro-ondas não é prejudicial à saúde", completa.

A especialista explica que o aquecimento de alimentos no micro-ondas pode causar alguma perda de nutrientes.

"Mas isso ocorre em qualquer método de cozimento. Métodos como vapor ou cozimento rápido podem preservar mais nutrientes do que os que usam temperaturas muito altas por períodos prolongados".

Não existe uma maneira mais saudável ou correta quando se deseja aquecer alguma comida.

"A escolha entre micro-ondas, fogão ou air fryer depende do alimento e da preferência pessoal. O micro-ondas é eficiente para aquecimento rápido, enquanto o fogão e o air fryer podem oferecer diferentes texturas aos alimentos. O importante é seguir as boas práticas e evitar o uso de materiais inadequados no micro-ondas", conclui a médica.

z

Uma outra dica importante é evitar utilizar potes plásticos no micro-ondas, usar somente os que estiverem sinalizados que podem ir para o eletrodoméstico.

Os recipientes recomendados são os de vidro e cerâmica. Nunca coloque embalagens de metal, palhas de aço, papel alumínio ou panelas, já que metais são materiais condutores. A interação deles com o campo eletromagnético das micro-ondas vai gerar uma corrente elétrica podendo causar uma explosão e até um incêndio