Dez fontes naturais de vitamina C para a saúde das crianças

em Blog Le Verde

A chegada do outono e do inverno sempre é motivo de preocupação para pais e cuidadores de crianças, já que nessa época as gripes e resfriados são mais constantes. Em situações assim, é comum recorrer à vitamina C para prevenir ou tratar o problema. No entanto, esse nutriente não combate gripes e resfriados especificamente. Na verdade, o ácido ascórbico (nome químico da vitamina C) é essencial para o desenvolvimento do e fortalecimento do sistema imunológico.

E é através do sistema de defesa que a vitamina C ajuda no combate às doenças. A maneira mais efetiva de ajudar o organismo nessa missão é através de fontes naturais de ingestão. Preparamos 10 dicas de fontes de vitamina C para crianças para ajudar você a promover a saúde do seu filho de forma mais assertiva. 

A vitamina C age no organismo aumentando a produção de glóbulos brancos, que são os verdadeiros responsáveis por combater invasores no organismo, como vírus, por exemplo. Para que seja absorvida e faça efeito no sistema imunológico, a vitamina C precisa ser consumida por via oral, ou seja, através da alimentação e não só: precisa ser ingerida com a combinação correta de alimentos. Isso porque é na infância que a criança passa da introdução alimentar para a fase de desenvolvimento, e o consumo de alimentos com vitamina C é essencial para a formação do sistema imunológico, que na infância é considerado ainda imaturo.

 

Para que a criança se torne um jovem e um adulto saudável, é nessa fase da infância que é preciso prover os nutrientes essenciais para seu pleno desenvolvimento. 

Acompanhe as dicas que preparamos e garanta um inverno bem mais saudável para as crianças. 

Vitamina C: fonte natural de desenvolvimento do sistema imunológico 

A vitamina C é a queridinha do organismo, pois é responsável também por regenerar as células, ou seja, o famoso poder antioxidante. Além disso, essa vitamina potencializa a absorção do ferro, que é quem transporta o oxigênio pelo corpo através da hemoglobina. Por isso que a laranja, fruta rica em vitamina C, é mais do que um elemento cultural e culinário na feijoada. Ela é incluída no cardápio do prato mais popular do Brasil já que ela ajuda na absorção do ferro. E sabe por quê os pratos de adaptam para otimizar a ingestão de vitamina C? Porque ela precisa ser consumida diariamente, já que o corpo não armazena esse nutriente como faz com os demais. 

Fontes naturais: 10 dicas de alimentos com vitamina C

Não só a laranja e o limão que são ricos em vitamina C. Pelo contrário, há frutas e legumes com uma concentração ainda maior do nutriente em sua composição. esse tipo de alimento, como hortaliças, nem sempre são os favoritos das crianças. Mas, lembre-se: não desista na primeira recusa. Ofereça novamente em outras ocasiões até que a criança aceite eventualmente pela facilidade de acesso e naturalidade com que o alimento é tratado. Mas, sem obrigar a ingerir. Converse, fale dos benefícios, estimule o conhecimento e proponha novos sabores. Assim, o paladar da criança se desenvolve com mais possibilidades e afeto. Confira a lista de alimentos ricos em vitamina C com as sugestões de preparo. 

Frutas

  • Acerola:é a fruta com a maior concentração de vitamina C, 1677 mg, ou seja, 23 vezes mais concentração do nutriente do que a laranja. O ideal é consumir a fruta fresca, já que a vitamina C oxida e perde propriedades em contato com a luz e o oxigênio. Ainda assim, sucos e vitaminas podem ser uma ótima alternativa para consumir a fruta. Basta bater 100 gramas de acerola com 150 ml de água, e uma colher de açúcar e pronto. 
  • Goiaba:mais uma fruta que ganha da laranja no quesito Vitamina C. Enquanto 50mg são encontrados em 100g de laranja, há aproximadamente 273 mg da vitamina na mesma quantidade de goiabas. Goiaba in natura, em sucos ou em preparações com iogurte são ótimas opções de ingestão da fruta. 
  • Morango:cada 100 gramas de morango contém cerca de 64 mg de vitamina C. Ou seja, uma xícara da fruta é suficiente para um delicioso suco, para ingerir in natura, em saladas de frutas ou em vitaminas. 
  • Tangerina:existem vários tipos,como a poncã, crioula, entre outras. Mas, em média, esse tipo de fruta contém 49 mg de vitamina C. A tangerina é uma ótima opção de lanche, refrescante, nutritiva e fácil de ingerir. Ela ainda vai bem em sucos e até em saladas. Se combinar a fruta com folhas escuras, ricas em ferro, é o combo perfeito da ingestão e absorção da vitamina C. 
  • Kiwi:uma única fruta tem cerca de 64 mg de vitamina C. Uma xícara, com cerca de 100 gramas, já representa quase 170 mg. Uma dica é manter a fruta na gaveta dos vegetais, na geladeira, e consumir geladinha. Vai bem com iogurtes e sucos também. 

Verduras e legumes

  • Pimentão amarelo:todos os pimentões, sejam verdes, amarelos ou vermelhos são ricos em vitamina C, no entanto, o amarelo dispara com 201mg a cada 100 gramas. Por ser mais suave que o pimentão verde, é usado em saladas, sanduíches, caponatas, e também pode ser grelhado com azeite e especiarias. Assado, fica mais adocicado e pode ser um ótimo acompanhamento para bruschettas. 
  • Tomate:100 gramas de tomate cru, sem sementes, tem 21 mg de vitamina c. O ideal é consumir in natura, podendo ser servido de lanche,como uma boa fruta que é, ou ainda em saladas e sanduíches. O suco de tomate também é uma ótima opção, basta bater uma xícara de tomate com água. Acrescente açúcar e hortelã a gosto se desejar. 
  • Brócolis cozido: 100 gramas desta hortaliça, contém 42 mg de vitamina C. Pode ser preparado no vapor, refogado no azeite ou manteiga, ou ainda assado no forno. Ferver o brócolis na água não é uma boa ideia, já que os nutrientes se perdem no líquido que será descartado. Prefira as preparações citadas para manter a integralidade das vitaminas. 
  • Couve:não é à toa que ela é a rainha dos shots de imunidade (que, aliás, não tem o efeito desejado se consumidos de forma isolada, sem hábitos de vida saudáveis). Se você juntar 100 gramas de couve, terá cerca de 35 mg de vitamina c para sua refeição. Inclua a couve na rotina alimentar através de refogados, sopas, saladas, trouxinhas recheadas, ou ainda, em sucos. Você sabe, bata a couve com abacaxi e hortelã e seu café da manhã ganhará um novo entusiasmo. É uma boa opção de suco para enviar na lancheira das crianças.
  • Salsa:100 gramas de salsa, contém 133 mg de vitamina C. Ou seja, ela precisa ser o tempero indispensável das suas preparações. Dica: compre ou colha salsa fresca, higiene, deixe secar, depois pique e congele em um recipiente à vácuo. Assim, você terá salsinha para utilizar em molhos, cremes, saladas e também na finalização de pratos. 

A Vitamina C é uma das mais fáceis de manter em dia, tendo em vista a quantidade de alimentos de fácil acesso que podemos consumir para otimizar sua absorção. Dê preferência para alimentos frescos e in natura para garantir que a vitamina não se perca em contato com o ambiente. Manter a imunidade das crianças em dia é oferecer variedade de nutrientes através dos alimentos.