Malefícios do açúcar no corpo

em Blog Le Verde

MALEFÍCIOS DO AÇÚCAR NO CORPO

Manter uma alimentação saudável é essencial, tanto para a nossa saúde física quanto mental. Alguns hábitos alimentares podem parecer inofensivos – e deliciosos – mas fazem mal e podem causar diversas doenças, como por exemplo, exagerar no consumo de alimentos ricos em açúcar.

O açúcar está presente, principalmente, em alimentos industrializados, como refrigerantes, chás prontos para beber, além de bolos, balas e sorvetes. Também consumimos açúcar em forma pura quando adoçamos diversas bebidas e alimentos, como café, sucos, doces e até frutas.   



PRINCIPAIS PROBLEMAS DE SAÚDE CAUSADOS POR AÇÚCAR EM EXCESSO:


OBESIDADE

O excesso de açúcar é um dos principais responsáveis pela obesidade. Afinal, é um ingrediente rico em calorias. E bebidas como refrigerantes, sucos e chás doces são feitas com frutose, um tipo de açúcar obtido em frutas, mel, e xarope de milho, e muito utilizado para adoçar alimentos industrializados.

Mas o consumo excessivo deste tipo de açúcar pode aumentar a fome e o desejo por comida¹, mostra um estudo feito em 2015. A pesquisa mostra que por ter um sabor mais adocicado, a frutose dá sensação de prazer, fazendo com que o indivíduo sinta mais fome do que quando consome glicose.



DOENÇAS CARDIOVASCULARES

As dietas ricas em açúcar estão relacionadas ao aumento de doenças cardiovasculares – uma das principais causas de morte no mundo³. É o que diz um estudo feito em 2014 e publicado no JAMA Internal Medicine.

Os pesquisadores encontraram ao longo de 15 anos de pesquisa, que as pessoas que consumiram 17% a 21% de calorias com açúcar adicionado, tiveram 38% mais risco de morrer por doenças cardiovasculares, comparado aos que consumiram apenas 8%. 

Além disso, outro achado de 2011 e publicado no PubMed, descobriu que bebidas adoçadas com açúcar aumentam o risco de aterosclerose, doença caracterizada pela alta concentração de placas de gordura, cálcio e outras substâncias nas artérias.



DIABETES TIPO 2

O consumo exacerbado de açúcar também é responsável por aumentar os níveis de glicose no sangue. Assim, aumenta a resistência à insulina (hormônio produzido para regular os níveis de açúcar no sangue) e, consequentemente, causa a diabetes tipo 2, uma doença adquirida ao longo da vida, por maus hábitos, principalmente pela má alimentação.

Federação Internacional de Diabetes⁷ (IDF, na sigla em inglês) estima que 537 milhões de pessoas entre 20 e 79 anos possuam a condição atualmente. Segundo a OMS, entre 2019 e 2021, houve uma incidência de 16% da doença entre a população mundial. No Brasil, 16,8 milhões de pessoas possuem diabetes, sendo 95% do tipo 2



CÁRIE


De acordo com um estudo feito em 2013, publicado no National Library of Medicine, comer muitos alimentos ricos em açúcar pode causar cáries, uma infecção que causa destruição dos tecidos calcificados do dente, pois as bactérias que vivem na nossa boca, se alimentam de açúcar e liberam ácido que desgastam os dentes.
 

Você pode reduzir a ingestão de açúcar, fazendo trocas inteligentes no dia a dia, ao optar por adoçantes mais naturais, como stévia, taumatina e xilitol para adoçar alimentos como iogurtes, sucos e café. São alternativas mais saudáveis, que ajudam não só a reduzir o consumo de açúcar, mas também na ingestão de calorias. Basta apenas escolher o adoçante que mais agrada o seu paladar